blogDu

Tecnologia, Curiosidades e Entretenimento

By

Veículo roda movido a pó de café reciclado

Normalmente você não sabe o que fazer com café?! Depois de passado na peneirinha você não pode jogar na pia, porque dizem que entope, joga no lixo fica aquela coisa nojenta, agora você pode pegar e encher o tanque. Ainda mais se for pegar resto de café de empresa de infomática, você enche o tanque em um dia só, pelo tanto de café que o pessoal bebe!

O funcionamento do “Cafe Racer” (que na verdade é uma picape GMC 1975) se dá através de um gerador de gás de madeira – também conhecido como gás de síntese ou gasógeno. Entretanto, ao invés de utilizar madeira ou carvão vegetal como combustível, o Cafe Racer utiliza pó de café já processado.

No gerador, o pó de café é queimado, produzindo gás combustível. Isso é possível porque o gerador de gás de madeira pode “gaseificar” quase qualquer tipo de coisa, noticiou o site Gas 2.0. O processo de gaseificação utiliza calor e uma quantidade controlada de oxigênio para converter biomassa em vapor inflamável. No caso do Cafe Racer, também pode ser utilizado serragem, pneus velhos e até mesmo lixo comum.

Essa tecnologia foi muito popular no Brasil nos anos 40 durante a Segunda Guerra Mundial. Com o racionamento de combustíveis derivados do petróleo, o uso dos geradores de gás de síntese – conhecidos popularmente por gasogênio – foi a saída criativa que os brasileiros encontraram para a crise. Na época, além de madeira e carvão, era comum o uso de dejetos de animais de fazenda, bastante comuns então, sendo o país majoritariamente rural.

Há diversos sites brasileiros que explicam a tecnologia usada e trazem histórias desse período, como o Carro Antigo, o 4×4 Brasil e a versão em português da Wikipedia.

Qualquer motor a explosão, seja a gasolina ou álcool, pode ser adaptado para rodar com gás de síntese. A adaptação é praticamente igual á dos atuais automóveis movidos a Gás Natural Veicular. De acordo com a versão inglesa da Wikipédia, esse processo é “uma importante e familiar tecnologia do século 19″, mas que pode se tornar atual novamente com o preço dos combustíveis batendo recordes de aumento e com a crise dos alimentos criando barreiras para a expansão dos biocombustíveis.

Os geradores de gás de madeira podem ser utilizados também para aquecimento, cozinha e produção elétrica.

Fonte: Terra

2 Responses to Veículo roda movido a pó de café reciclado

  1. Heitor says:

    Olha aí o Mr Fusion do De Volta p/ o Futuro :D

  2. admin says:


    Ai vai uma img do super carro ;)
    Alias, nao do citado acima, de um outro q eu achei na net :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>