blogDu

Tecnologia, Curiosidades e Entretenimento

By

Placas de Veículos: Explicação das Cores e do Intervalo das Letras

Meu último post, sobre o Novo Honda Fit, despertou interesse meu e do Thales (Lenn0n) em saber o que exatamente significavam as cores das placas de veículos (as não cinzas obviamente). Pois então fomos ao Google ver se encontrávamos alguma coisa (e é claro que encontraríamos né!) e acabamos caindo no blog do CTRL+C onde havia uma bela explicação (porém que gerou algumas dúvidas na cabecinha do Thales que CERTEZA que ele vai colocar aqui nos comentários) e ainda de quebra encontrei uma informação que nem sabia que estava disponível na Web, as letras das placas disponíveis para cada Estado.

Veja abaixo o significado das cores e o intervalo das letras utilizadas para alguns Estados (se seu Estado não foi listado aqui, pare de ser preguiçoso(a) e clique no link do blog do CTRL+C para ver a relação completa):

SIGNIFICADO DAS CORES

CINZA
As mais usadas, identificam os automóveis particulares.

BRANCA
Colocadas em automóveis oficiais.

VERMELHA
Aplicadas em veículos como táxis, ônibus, caminhões e lotações – os chamados “veículos de aluguel”.

AZUL
Carros em teste de montadoras. Quando há as letras “CC”, significa que são de consulados.

VERDE
Oficinas e lojas as utilizam para demonstrar que o carro está passando por test drive.

VERDE E AMARELA
São colocadas em veículos de autoridades federais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

PRETA
Em automóveis antigos, são um atestado de que o modelo, em geral de colecionador, é todo original.

INTERVALO DAS LETRAS

São Paulo
Série inicial – BFA-0001
Série final – GKI-9999
Minas Gerais
Série inicial – GKJ-0001
Série final – HOK-9999
Rio Grande do Sul
Série inicial – IAQ-0001
Série final – JDO-9999
Rio de Janeiro
Série inicial – KMF-0001
Série final – LVE-9999

43 Responses to Placas de Veículos: Explicação das Cores e do Intervalo das Letras

  1. Vitin says:

    Placas berdes são para veículos em “experiencia” (TEST DRIVE). Nesse caso essas placas podem ser retiradas e colocadas em outro veiculo, pois contam em seu DUT marca/modelo : DIVERSOS. As placas verdes com tarjas vermelhas NÃO mais existem, elas indicavam que o condutor seria SURDO. Hoje o veículo de pessoas que possuem essa deficiencia usam placas comuns (cinza ou vermelha), a indicação que elas possuem tal deficiencia é expressada atraves de um adesivo colado no no párabrisa, ou vidro trazeiro, ou em caso de moto, logo abaixo da placa (simbolo universal de SURDEZ ou de CADEIRANTE). As placas brancas que indicam apenas “BRASIL” são placas oficiais federais (orgão publico federal), as placas brancas que possuem apenao o estado (ex.: ESPRITO SANTO), são placas oficiais estaduais (orgão publico estadual), placas brancas com nome da cidade como se escreve nas demais placas (ex. ES-VITORIA) essas são de veículos oficiais municipais, prefeitura, camara de vereadores e outros orgão publicos municipais)

  2. Vitin says:

    Só pra complementar, essas placas pretas usadas por vereadores (com brasões e letras douradas) oficialmente elas NÃO existem para o DETRAN.

  3. Carlos says:

    Como Consigo saber se está inicial de placa já foi Taxi
    no Rj KMJ-XX09 ?? Aguardo Comentário….

  4. Fábio Tavares says:

    Ainda complementando, não deixar de lembrar que a placa branca com letras vermelhas pertencem aos centros de formação de condutores (auto-escolas).

  5. ADRIANO says:

    GOSTARFIA DE SABER SE É POSSIVEL TRABALHAR COM UMA VAN DE PLACA CINZA SE PRECISO FAZER ALGUM CADASTRO OU SE NAO É POSSIVEL TER UMA VAN DE ALUGUEL COM PLACA CINZA POIS TENHO UMA SO USO COMO PASSEIO E É COM FAMILIA MAS SEMPRE TEM ALGUEN QUE NAO É DA FAMILIA DESDE JA OBRIGADO

  6. maciel says:

    boa noite, gostaria de saber se consigo colocar placa vermelha em um cooperado, que transporta funcionarios de uma empresa?

  7. Fábio says:

    boa tarde,tenho um veiculo (Carro) com placa vermelha e presto serviço pra uma empreza sera q vo ter problemas com fiscalização pois sei que tem muitos clandestino.

  8. João Rosa says:

    Qual a placa correta para um caminhão trator(cavalo mecânico), que irá transitar engatado com semireboque de terceiros e carga de terceiros.
    A placa é verde ou vermelha ??

  9. Christiano says:

    Ainda estou com dúvidas no entendimento do que trata das séries iniciais e finais, ex: a placa MEU-1234 de Santa Catarina, como entender isso? a sequência dessa cidade é inicial: (LWR 0001) e final MMM 9999) – alguem pode me ajudar?

  10. tiago almeida says:

    Comprei um veiculo de carga que não tem placa vermelha. Preciso mudar e colocar vermelha?
    Se preciso como faço isso no Rio de Janeiro?

  11. vitor says:

    boa noite eu tenho um carro com placa vermelha peguei assim eu queria saber se posso
    ficar andando sem documentos falando que ele é de alugueu tem algum problema ?

  12. dione cleiton de jesus says:

    comprei um carra de alto escola com placa branca e letras vermelhas;vou transferi daqui um mes ,tem poblema de anda com este carro?

  13. comprei uma ván ploaca vermeha entretanto me informaram quando amesma for transferida para omeu nome, o detran da baixa na placa vermelha automaticamente,isto é verdade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>