Utilizando o xLights e Wled (ESP8266 ESP32) para criar um show de luzes de natal

Salve pessoal, quero deixar registrado aqui um experimento muito bacana que fiz aqui em casa, sincronizando os Leds com música, no estilo dos grimgos, mas sem o orçamento deles 😛

Pra vocês entenderem exatamente o que estou falando, aqui vai uma parte do resultado:

Deu um trabalhão acertar tudo, mas foi um processo legal. Primeiro começou com as compras dos Leds, que deixo aqui o link caso você também queira se aventurar nessa arte 🙂


Link
Esse é o cara que, com o perdão do trocadalho, da luz ao show! 😛 (eu pedi perdão)
É um cordão com leds ws2811, aqueles leds RGBs endereçáveis, que você pode mandar o comando individualmente para cada um dos 50 leds e ele fará a mágica de colocar a cor no “pixel” correto.
Fique atento apenas se você vai querer a versão de 12V ou a de 5V, eu peguei a de 5v.

Fique atento também a cor do fio, já que existe a opção de escolher a cor, se você por exemplo for fazer a decoração em uma árvore de natal clássica, a opção com os fios todos em verde farão a magia das luzes que pisca ficarem ainda mais legal

Já esse pequeno poderoso é o micro controlador responsável por passar os comandos para os leds.
Ele é um ESP8266, ou seja, um tipo de Arduino que vem com Wifi embutido e bastante poder de processamento, permitindo fazer diversas coisas com ele, dentre elas, controlar os leds 😀
Para que tudo funcione, instalei um firmware chamado WLED nele, esse firmware faz controles de fitas de LEDS de que utilizam esses endereços que citei acima.

Link

A instalação desses dois caras é bem tranquilo, utilizei a própria energia que alimento os Leds para ligar o ESP, fica bem fácil fazer isso pois no cabo já há uma derivação de energia, então os 3 fios do led (+5v, GND e Data) liguei no ESP, e os dois fios da derivação (Vermelho e Branco) liguei respectivamente na fonte de energia.

Não sei se você sabe, mas fonte de energia pra led é uma “arte” a parte, já que se não dimensionar certinho, seguir as orientações de injeção de energia no decorrer da sua “fita” de leds, poderá acontecer aquele efeito de que nos primeiros leds as cores ficam bonitas e no final da fita fica fraquinho.

No meu caso usei apenas a energia na entrada mesmo, pois estou usando 150 leds, em uma fonte de 5V 5A


Link
Essa foi a loja que comprei minha fonte, da pra escolher quantos Amperes você vai querer, o que é bem legal, pois conforme o número de leds for crescendo, você vai precisar mandar mais energia para eles.
Algumas vezes até da pra usar aqueles carregadores USBs “de verdade” que conseguem entregar alguns Amperes de corrente, só não esqueça de fazer a injeção da energia na fita de led, e não no microcontrolador.

Até aqui mostrei as coisas para fazer as luzes funcionarem, agora vem a parte dos controles, que é um show a parte.

Primeiro vamos ao software que permite fazer a sincronia das músicas e os efeitos nos Leds

xLights – https://xlights.org/

Como você pode ver nas telas acima, não é “trivial”, fazer as configurações, mas também não é um bixo de 7 cabeças, então com uns vídeos no youtube da pra mergulhar e dar os primeiros passos.

Como comentei lá no começo, eu não tenho tantos elementos, alias só tenho uma fita de led, então posso dizer que até tive “menos” trabalho do que essa galera que tem um montão de elementos para sincronizar.

Na segunda tela é onde montamos a linha do tempo com a música e os efeitos, selecionando aonde começa cada efeito, em qual elemento (que são os seguimentos de leds) que você vai querer.

Tem um montão de dicas no youtube de como facilitar essa parte, eu descobri isso depois de já ter começado a sincronizar minha música, então acabou que não usei as dicas :'(

Esse programa já pode comandar seus LEDs diretamente, porém você precisaria deixar o computador ligado para que funcione certinho, então uma das possíveis alternativas é pegar aquela Raspberry PI velha que está pegando poeira ai na sua gaveta e por ela pra trabalhar 😀

E aqui entra o Falcon Player (FPP), que é um controlador bem bacanudo, que já tem uma imagem pronta pra por na sua raspberry, bem simples e funcional. Com ele você terá uma interface web aonde você pode pegar os arquivos que você fez no xLights e colocar nele, incluindo as músicas, vídeos, e o que mais você programou para o seu show.

Depois de passar os arquivos para o FPP, você só configura qual é a “agenda” que você quer fazer, aqui coloquei pra começar as 18:00 horas até 00:00 horas.

Agora, como é que a galera que eventualmente vier ver o show, vai poder acompanhar as músicas ?

Pra isso fiz uso dessa placa aqui, que é um transmissor de FM “Caseiro” (DIY), que tem uma entrada p2 e um mic. Então colocando um som ali, ele vai transmitir em determinada faixa de FM.
Algumas coisas bacanas desse cara é que ele pode ser alimentado entre 3 e 6 Volts, o que faz ficar fácil de por junto com os nossos Leds, que trabalham a 5V sem necessidade de nenhum conversor no meio. Outro ponto interessante é poder falar em qual estação ele vai transmitir!

Link

Como estou usando a Raspberry Pi com o Falcon Player, bastou ligar a saída de som da Raspberry na entrada de som da plaquinha, e assim nossa estação já vai transmitir algo quando tocar a sequencia no Falcom Player

É isso, um monte de coisinhas que juntos fazem as coisas acontecerem! 😛 Bem da hora!

Em breve filmo e ponho o video todo aqui 😉

Deixe um comentário